3 dicas para navegar em águas rasas

Esportes para praticar com sua lancha
Abril 14, 2020
Hora de navegar: entendendo a previsão do tempo
Maio 7, 2020

Quando o assunto é navegar em águas mais rasas, todo o cuidado é pouco, pois qualquer deslize pode significar prejuízos ou até mesmo acidentes mais graves.

O grande risco de navegar em locais rasos é bem claro, já que o nível baixo da água pode fazer com que a embarcação entre em colisão com algum obstáculo no fundo do rio, lago ou riacho, fazendo com que o barco quebre ou que alguma parte seja danificada (como a quilha, casco ou até mesmo o motor).

Além disso, também existem as situações em que a embarcação pode ter dificuldades de realizar as manobras necessárias para continuar o passeio, fazendo com que ela encalhe, dependendo do local.

Observando então estes riscos, resolvemos abordar neste artigo algumas dicas relevantes para navegar de forma mais segura em águas rasas, evitando acidentes e prejuízos para o seu bolso. Continue a leitura e aprenda!

Veja se sua embarcação é apropriada para o lugar

Antes de mais nada, você precisa saber se o tipo da sua embarcação permite que você ande por locais com o nível de água mais baixo. Navegar em águas rasas com embarcações inadequadas para o lugar, pode causar danos irreparáveis ao barco. Sendo assim, o recomendado é que a embarcação não tenha a quilha longa e profunda (comum em veleiros), tenha um baixo calado e também que o piloto verifique se o motor é apropriado para andar no local pretendido – o mais indicado é o motor popa, já que ele permite que seja levantado por inteiro para fora da água.

Tenha cuidado com a velocidade

O ponto principal para navegar em locais mais rasos é a velocidade. Principalmente se você não conhecer muito bem a região, manter a velocidade constante e reduzida ajuda você a identificar possíveis objetos e obstáculos que podem se chocar com o barco e também permite que você observe as mudanças na água, verificando se o nível em determinados locais está abaixando ainda mais.

Procure saber sobre o local que você irá navegar

Sua embarcação permite que você navegue por lugares mais rasos? Ótimo! Agora você precisa conhecer o local que irá passear. Assim, verifique todas as informações sobre a região: se ela apresenta caminhos mais estreitos, o clima, a velocidade do vento, as ondas, enfim, tudo que for importante para que o seu passeio seja divertido e seguro.

Além disso, é relevante também procurar a marina do local e verificar se há uma carta náutica para passear na região. A atitude é muito importante, pois existem alguns locais que são de reserva ambiental e só pessoas autorizadas podem navegar nessas regiões.

Uma outra dica que pode ajudar bastante é ter como auxílio os aplicativos disponíveis para navegar, eles são grandes aliados para esclarecer as dúvidas mais comuns, para planejar rotas, dar a localização em tempo real e fornecer várias outras informações para garantir a segurança de todos os tripulantes durante o passeio.

Além das dicas citadas acima, é sempre bom lembrar o quanto é importante que os tripulantes estejam com o colete salva-vidas e que o seu barco esteja de acordo com todas as recomendações para estar na água e também com o seguro em dia, pois, caso venha acontecer algum imprevisto, você ficará mais tranquilo para resolver o problema. Confira mais post como esse acompanhando sempre o nosso blog e baixando os nossos materiais.

2689 - Anúncio 970 x 250-min
Solicitar Cotação
× Podemos ajudar?