Aplicativos essenciais para navegar

O smartphone se tornou uma ferramenta indispensável em nossas vidas, podendo nos auxiliar em qualquer tarefa do dia a dia, inclusive, em alto mar! Na hora de navegar, nossos smartphones podem se tornar poderosos computadores capazes de auxiliar para uma navegação mais tranquila e precisa, para isso, basta saber escolher o aplicativo certo.

Hoje, existem aplicativos desenvolvidos para navegação que podem te auxiliar desde o planejamento, tudo através do seu celular. Precisa determinar uma rota? Verificar as condições do mar e das marés? Encontrar uma vaga na marina? Acredite, existe um aplicativo para atender cada uma dessas necessidades. Trouxemos 5 aplicativos essenciais para navegar. Vamos conhece-los?

1. Navionics

Disponível para Android e IOS

Muito popular entre os donos de barcos, o aplicativo de navegação Navionics é do tipo que vale ter sempre à mão. Esse aplicativo oferece as cartas náuticas do Caribe e América do Sul e, além de mostrar a posição do barco, ele permite planejar rotas com informações detalhadas de cada trecho, inclusive, tomando como base a velocidade e consumo de combustível do barco.

Também dá informações sobre marés na região onde você está navegando, grava o percurso e ainda possibilita a inserção de fotos com a localização de praias e faróis, formando uma espécie de banco de dados compartilhados entre os usuários do aplicativo.

2. WindAlert

Disponível para Android e IOS

O vento propiciou o desenvolvimento das grandes navegações promovendo a descoberta de novas terras. A energia que movia essas embarcações provinha do vento para transportar verdadeiras fortalezas, grandes tripulações, toneladas de cargas e equipamentos, em percursos tão longos que embarcações à remo não conseguiriam alcançar.

Um bom marinheiro respeita o vento e entende a importância de entende-lo, afinal, o vento é uma peça essencial na navegação, podendo ser favorável ou não. É por isso, que na hora de navegar, você deve ter entre seus aplicativos o WindAlert.

Com o WindAlert você tem acesso gratuito a dados de mais de 50 mil estações meteorológicas ao redor do globo. Dessa forma você pode planejar sua rota de acordo com as previsões climáticas e informações precisas dessas estações meteorológicas.

3. Ship Finder

Disponível para Android e IOS

O Ship Finder é um aplicativo que funciona como uma espécie de radar indicando embarcações nas proximidades e rastreando sua movimentação em tempo real por meio de dados do Serviço de Informação Aeronáutica (AIS).

Por meio desse aplicativo é possível obter uma série de informações sobre embarcações próximas, como nome, tipo e porte, status -se está navegando, ou ancorada – velocidade, destino, coordenadas de localização e até mesmo código de identificação.

4. Compass Eye

Disponível para Android

Se você não possui todos os sofisticados plotadores de GPS e gráficos a bordo, este aplicativo será indispensável. O Compass Eye foi desenvolvido para suprir a necessidade de uma bússola de rolamentos de mão de fácil utilização, capaz de orienta-lo em tempo real.

Comparado com outros aplicativos do tipo, seu diferencial está na utilização da câmera do seu aparelho, o que pode oferecer uma experiência muito mais realista de bússola virtual e, além disso, o Compass Eye oferece vantagens como:

• Zoom de 8x

• Marcadores de marcha traseira, trânsito e colisão

• Linhas de rolamentos verdes e vermelhas são móveis

• Capacidade de triangulação

• Hora, data e localização do GPS

• Norte magnético e verdadeiro capaz

• Visão noturna

• Visualização ao vivo com posição e faixa

• Overalys de satélite e mapa

5. Seapilot

Disponível para Android e IOS

Com cartas náuticas compatíveis com o Sistema de Identificação Automática (AIS), um sistema de monitoração de curto alcance desenvolvido por militares e muito utilizado em navios, esse aplicativo permite que você personalize rotas em mapas de navegação marítima, além de abarcar um sistema de radar que possibilita a visualização em tempo real de embarcações nas proximidades.

Agora que você já conhece os aplicativos essenciais para navegar não deixe de instala-los no seu smartphone e, para viajar ainda mais tranquilo e proteger sua embarcação, lembre-se de contar com a gente! Acompanhe nosso blog, lá você tem acesso a conteúdo de qualidade e dicas imperdíveis para aventurar-se com seu barco!

Compartilhe nas redes sociais:

Comente o que achou:

Os mais lidos:

Institucional

Serviços