Como evitar os efeitos da maresia na sua embarcação

Hora de navegar: entendendo a previsão do tempo
Maio 7, 2020
Na onda da tecnologia: inovações para sua embarcação
Maio 29, 2020

Embarcações são equipamentos que proporcionam experiências inesquecíveis. Mas não basta comprar o barco e colocar na água. Para mantê-lo em bom estado são necessários muitos cuidados. E um das questões mais importantes quando o assunto é conservar seu barco é a maresia.

A maresia é um fenômeno que acelera o processo de corrosão de objetos metálicos devido à presença de íons na água do mar. Essa combinação de água e sal ataca os metais de forma agressiva, causando a corrosão do seu barco — é por causa dessa mistura que os barcos enferrujam.

Hoje trouxemos dicas de como evitar os efeitos da maresia em sua embarcação!

1. Utilize água doce

A primeira dica é muito simples: lave o casco da sua embarcação com água doce. A água doce ajuda a remover os resíduos responsáveis pela corrosão. O mesmo vale para o motor, que também sofre com os efeitos da maresia.

É importante estar atento para não danificar a parte elétrica e a pintura ou o verniz da embarcação. Por isso, para realizar a lavagem evite palha de aço, produtos de limpeza à base de cloro ou saponáceos abrasivos. O produto ideal é o sabão convencional.

Se o seu barco fica atracado em vagas molhadas, como marinas, é necessário um cuidado a mais: periodicamente é necessária uma limpeza mais profunda na parte debaixo do casco, para retirada de eventuais cracas e outros organismos que venham a se desenvolver.

2. Invista em capas de proteção e pinturas especiais

Capas de proteção impermeáveis evitam que sua embarcação fique exposta à umidade, às ações do tempo e, sobretudo, a maresia. Além das capas de proteção, existem produtos, como tintas, que impedem que os limos e outros tipos de organismos se desenvolvam na estrutura.  A tinta anti-incrustante protege o casco da formação de organismos marinhos.

3. Utilize produtos específicos para realizar a limpeza

Além da limpeza do casco com água doce e sabão, a limpeza do motor é essencial para garantir o bom funcionamento, a desempenho e durabilidade da sua embarcação.

Para isso, opte por um produto biodegradável, que retire a graxa e o óleo, posteriormente a limpeza, utilize um spray à base de silicone que proteja o motor dos efeitos da maresia.

Para o polimento do barco, existem ceras náuticas líquidas, que são mais resistentes e próprias para a proteção da tinta. As peças de inox exigem um cuidado especial, o ideal é optar por um limpa metais próprio para limpeza e, após a limpeza, utilizar um óleo para proteção.

4. Utilize um revestimento de pintura ou plástico

Além da cera, que pode evitar a ferrugem nos casco e das tintas utilizadas para evitar a corrosão das peças, outro método para a proteção do seu barco é a plastificação.

A plastificação é uma técnica que reveste o metal com polímero orgânico, ou seja, um plástico rigido. Dessa forma, as partes metálicas ficam mais protegidas e duram mais tempo, aumentando a vida útil da sua embarcação.

Gostou das nossas dicas para evitar os efeitos da maresia? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das últimas novidades no universo náutico, conteúdo de qualidade e dicas imperdíveis para aventurar-se com seu barco, claro, sem abrir mão da segurança!

Solicitar Cotação