Conheça os tipos de habilitações náuticas

Além das precauções relacionadas a embarcação, para que se possa navegar com tranquilidade e segurança existem alguns cuidados relacionados ao condutor, o principal deles é a carteira de Habilitação Náutica. Como no trânsito, para conduzir embarcações é obrigatório ter a habilitação. Ela é essencial para um passeio tranquilo, pois, além de assegurar a vida humana, ela, também, visa à preservação do meio ambiente marinho. Vamos entender um pouco mais?

Exigências para o futuro marinheiro

Longe de ser burocrático, o processo para obtenção da habilitação náutica o futuro marinheiro precisa cumprir alguns pré-requisitos: • Ter 18 anos completos. • Ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou atestar, por meio de laudo médico, a plenitude das faculdades físicas e mentais. Agora que você já conhece os pré-requisitos para conseguir sua carteira de habilitação náutica, e são poucas exigências, não é? Vamos conhecer os tipos de habilitações náuticas.

Tipos de habilitações náuticas

A Carteira de Habilitação do Amador (CHA) é a permissão dada pela Autoridade Marítima para Segurança do Tráfego Aquaviário (DPC) certificando o condutor a conduzir embarcações de esporte e/ou recreio, em caráter não profissional, ela é regulamentada pela NORMAM-03/DPC. Saiba mais sobre a NORMAM 03/DPC: Normas da autoridade Marítima para Amadores, embarcações de esporte e/ou recreio e para cadastramento

Não é difícil encontrar cursos de formação de condutores de embarcações. O condutor amador pode habilitar-se nas seguintes categorias: Arrais Amador, Veleiro Amador, Motonauta, Mestre Amador ou Capitão Amador. Cada uma dessas categorias habilita o marinheiro a conduzir sob determinadas regras pré definidas pela Marinha.

Arrais Amador

Essa categoria é a básica e mais procurada pelos aspirantes a marinheiros. Ela habilita a conduzir embarcações, como barcos a remo, vela ou motor, com exceção do jet-ski, nos limites da navegação interior (água doce e águas marítimas abrigadas, como canais e baías). O curso inclui: • Aulas de Nomenclatura náutica • Normas e leis de trânsito no mar • Primeiros socorros • Introdução às cartas náuticas

Mestre Amador

Pré-requisito: habilitação de Arrais-Amador. Com a habilitação de Mestre Amador, o marinheiro está apto a conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros nos limites da navegação costeira (dentro dos limites de visibilidade da costa, não podendo ultrapassar 20 milhas náuticas). O curso inclui: • Navegação costeira e estimada • Leitura de cartas náuticas • Declinação magnética e desvio da agulha, navegação concorrente, marcações e instrumentos náuticos.

Capitão Amador

Pré-requisito: habilitação de Mestre Amador. A categoria de Capitão Amador habilita a condução de barcos a remos, vela ou motor entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa. Por exigir habilitação de Mestre Amador, o curso para obtenção para Capitão inclui: • Navegação astronômica e eletrônica • meteorologia estabilidade da embarcação

Motonauta

Essa habilitação é específica para pilotar motos aquáticas. O curso é praticamente igual ao de arrais, e habilita o piloto a conduzir jets nos limites da navegação interior.

Veleiro

Essa categoria habilita a condução de pequenas embarcações a vela sem propulsão a motor, nos limites da navegação interior, apenas em caráter de lazer ou competição.

Diferente das outras categorias, a idade mínima para o curso de veleiro é de 8 anos e não há exame, somente aulas de navegação básica. A habilitação náutica é essencial na hora de conduzir com segurança! No entanto, lembre-se que o bom funcionamento do barco é a garantia de tranquilidade ao navegar, por isso, cuide da manutenção do seu barco! E para viajar ainda mais tranquilo e proteger sua embarcação, conte com a gente! Cadastre-se na newsletter para receber conteúdo de qualidade e dicas imperdíveis para aventurar-se com seu barco, claro, sem abrir mão da segurança!

Compartilhe nas redes sociais:

Comente o que achou:

Os mais lidos:

Institucional

Serviços