Mar doce lar: escolhendo a melhor embarcação

Esteja preparado: motivos para fazer um seguro do seu barco
Junho 17, 2020
Cuidados com sua embarcação no inverno
Junho 22, 2020

É muito comum os grandes admiradores do mar ter o sonho e o desejo de comprar o seu próprio barco.  Todo o conforto de possuir a própria embarcação é algo que muitos procuram, pois, além de não ter aquela preocupação de devolver na data combinada e sem nada fora do lugar (situação comum de barcos alugados), há também a vantagem de poder escolher tudo do seu gosto, como cor, tipo de motor, acessórios e equipamentos a bordo.

Porém, antes de tudo, é importante que você já tenha em mente que o que define a melhor aquisição é a finalidade do uso do barco, e como nem sempre é simples a fase de escolha, achamos relevante listar neste post algumas considerações e modelos para você avaliar qual é a melhor embarcação para você. Continue a leitura e aprenda!

O que considerar:

#1 Qual motivo faz você querer comprar um barco?

Para você escolher o barco perfeito, é preciso saber o que pretende fazer com ele: é para pesca, lazer, turismo ou esporte? A partir dessa resposta ficará mais fácil de começar avaliar, pois, assim entenderá qual modelo é o melhor para você e também qual o tamanho é o ideal.

#2 Valor investido e gastos com manutenção

Mais do que saber o valor que está disposto a investir, é essencial que você já tenha no papel o quanto pretende gastar também com a manutenção do barco.

Tipos de embarcação:

Com todas as considerações acima respondidas e bem definidas, agora é hora de escolher o modelo do seu tão desejado barco. As opções são diversas, mas separamos os principais tipos para você:

  • Lancha

As lanchas são uma das mais procuradas entre as embarcações. Entre elas, existem os modelos:

De Proa Aberta: ideal para passeios curtos, ela permite que os passageiros sintam a brisa da água durante todo o percurso. Seu tamanho pode variar de 16 a 28 pés, e tem a capacidade de carregar muitas pessoas, além disso, é mais apropriada para lagos e águas abrigadas.

Lancha Cabinada: além de ter todas as vantagens da lancha de proa aberta, esse modelo possui cama, banheiros, sofás e afins. Por ser um modelo que oferece mais conforto, ele passa ser adequado também para viajar, pernoitar e até cozinhar.

  • Iate

Uma versão luxuosa dos barcos, o iate é a embarcação perfeita para quem gosta de dar longos passeios em grandes lagos, rios e até oceanos. O seu tamanho mínimo é de 40 pés, mas pode chegar até os 100 pés.

Por ser uma embarcação extremamente sofisticada, há quem até utilize como residência, além disso, possui dois motores e o seu próprio gerador de eletricidade, o que faz o barco ser auto suficiente para todas as finalidades citadas.

  • Veleiro

Há muitas opções de veleiros no mercado, desde pequenos até os mais extravagantes. O grande diferencial desse barco é que, além de oferecer o lazer, sendo perfeitos para travessias, pernoites e moradia; também são apropriados para o esporte e diversão, já que no Brasil, existem diversas competições de barco a vela.

  • Barco de pesca

Os barcos de pesca possuem algumas particularidades, já que são projetados para navegar em diferentes águas. Além de serem mais versáteis para facilitar a prática da pesca, eles, geralmente, contam com viveiros para isca, armários, área grande de armazenagem e motor de popa com alta potência.

Mesmo que a aquisição de um barco não seja algo muito simples, ao considerar as informações que apresentamos, na hora da decisão, tudo ficará mais fácil e rápido, para você sair navegando em alto mar em breve. Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e aprenda mais sobre temas relacionados a embarcações.

Solicitar Cotação
× Podemos ajudar?