Na onda da tecnologia: inovações para sua embarcação

Como evitar os efeitos da maresia na sua embarcação
Maio 15, 2020
Esteja preparado: motivos para fazer um seguro do seu barco
Junho 17, 2020

Você conhece as principais novidades do universo náutico e as tecnologias que estão revolucionando a navegação? Se você é amante de barcos e tecnologia, este artigo é para você. Hoje vamos entrar na onda da tecnologia e trazer um pouco das principais novidades do mercado náutico para você conhecer.

Entendendo a importância da tecnologia para a navegação

Desde os primórdios da navegação, as inovações tecnológicas surgem com o propósito de auxiliar a tripulação e tornar barcos mais potentes, econômicos, velozes e seguros.

Da bussola as cartas náuticas, das lunetas até os primeiros radares, os avanços meteorológicos e até o desenvolvimento de aplicativos trouxeram benefícios enormes para a navegação. Continue nos acompanhando e conheça algumas dessas tecnologias:

GPS: a bússola contemporânea

Sem a bússola, os antigos navegadores se orientavam com base, na astronomia.  A tripulação se guiava pelos astros, incluindo o Sol e as estrelas, como as 3 marias e o cruzeiro do sul.

A partir do século XV, o uso da bússola passou a ser obrigatória para a navegação em alto-mar. Essa descoberta chinesa fez parte de grandes navegações e descobertas, guiando expedições através dos polos magnéticos da terra.

Hoje, é inimaginável partir para alto mar sem um bom equipamento de GPS. Desde o seu surgimento, o GPS, sigla em inglês para Global Positioning System vem sendo empregado em diversos segmentos, desde o rastreamento de veículos à navegação tradicional. E a cada lançamento ou atualização, se torna mais preciso e seguro em relação ao anterior, com telas maiores, sistemas mais rápidos que hoje se fazem fundamental para uma navegação segura.

Apesar de não ser item obrigatório em embarcações de pequeno/médio porte, o uso do GPS é recomendado pois garante uma localização mais precisa e uma navegação muito mais segura.

Radares portáteis mais modernos

Existem diferentes tipos de radar. O mais empregado na navegação é o Radar de Pulsos e ele é imprescindível na navegação em alto mar devido sua eficácia, tanto na navegação, como para evitar colisão no mar.

Um radar de pulso funciona de maneira muito simples: o aparelho emite ondas elevadas, em pulsos de duração curta e mede o intervalo de tempo entre a transmissão do pulso e a recepção do eco, refletido no “alvo”. Dessa forma, é possível identificar barreiras e objetos móveis mesmo a noite ou com baixa visibilidade.

Radares modernos embarcam tecnologias que aumentam ainda mais a consciência situacional dos navegantes, exibindo dados importantes como a direção dos objetos, profundidade da água.

Soluções tecnológicas para barcos embarcações verdes

Energia renovável: essa é a tecnologia que promete revolucionar a forma como navegamos.  A energia eólica e energia solar já são realidade no universo das embarcações e, além de sustentáveis e infinitas, essas fontes de energia permitem uma economia de até 40% de combustível. Isso significa mais economia e menos poluição, tanto da água, quanto reduz a emissão de CO2.

A tendência é que as novas embarcações sejam cada vez menos dependentes de combustíveis fósseis, que serão substituídos por sistemas autônomos de produção de energia e baterias para armazenamento.

E as vantagens das tecnologias verdes, como são chamadas, são enormes: além de tornar as navegações mais sustentáveis, considerando que as embarcações são grandes responsáveis pela poluição do ar devido à queima de grandes quantidades de combustíveis fósseis, ela ainda proporciona mais autonomia para o barco, já que produz e armazena a própria energia por muito mais tempo sem a necessidade de abastecimento.

O que você acha dessas tecnologias? Algumas delas você já conhecia e, provavelmente utiliza e acompanha os avanços. Esses equipamentos são essenciais para garantir a segurança em todos os aspectos, além de garantir passeios e viagens mais tranquilos e sem riscos. Compartilhe com a gente qual a sua opinião a respeito desses avanços e porque você os considera importantes. Continue acompanhando nosso blog e assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!

Solicitar Cotação
× Podemos ajudar?