Sinistros Náuticos

Existem alguns pontos que devemos ter atenção!

Nunca inicie um reparo antes da comunicação do sinistro ou da vistoria por parte da Seguradora pois isso acarretará na perda ao direito a indenização conforme está previsto nas “Condições Gerais” da apólice.

No sinistro náutico, pelo volume que representa para as Seguradoras, não é disponibilizado um atendimento 24 horas, muito comum nos sinistros de automóvel. Assim, em caso de sinistro de perda parcial envolvendo a embarcação segurada, são empregados os meios disponíveis para minimizar os prejuízos, o que está amparado pela cobertura de “Assistência e Salvamento” que cobrirá eventuais despesas com o reboque da embarcação para local seguro.

Nos casos de perda total, normalmente representados por incêndio e naufrágio, a principal preocupação é com os ocupantes da embarcação e a salvaguarda da vida humana. É fundamental informar com exatidão o local da ocorrência, importante, inclusive, para evitar outros acidentes ou multas ambientais por derramamento de óleo. Nesses casos, é necessário que seja aberto um inquérito na Capitania dos Portos do local do acidente. A Brancante disponibiliza vários telefones, que são informados no envio da apólice, para contatos mesmo nos finais de semana, quando ocorrem a maioria dos acidentes com embarcações. Recomendamos que eles fiquem em local de fácil acesso.

Após as primeiras medidas de socorro aos ocupantes e tomada as providências de salvaguardar a embarcação, o sinistro deverá ser comunicado de imediato à corretora por meio de telefones ou e-mail.

1. O comunicado escrito deve conter dados da apólice, data, hora, local, e descrição detalhada do acidente;

2. Após recebimento do aviso, o sinistro será comunicado à seguradora e determinado um regulador para realização de vistoria de constatação dos danos ocorridos;

3. O próximo passo é enviar a documentação cadastral do segurado e da embarcação para compor processo;

4. Após perícia a embarcação está liberada para elaboração dos orçamentos de reparos;

5. Após conclusão do processo é emitido o recibo para indenização e reembolso ao segurado;

6. A Brancante Seguros acompanha todas as etapas da regulação, garantindo o cumprimento e o bom andamento do processo.

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